Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto do Judiciário cria gratificação para diretor de fórum

    há 14 anos

    O juiz, no efetivo exercício da função de Diretor de Fórum, receberá uma gratificação mensal cujo valor será definido em resolução. A proposta faz parte do projeto de lei complementar aprovado por unanimidade pelo pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) reunido em sessão administrativa nesta quarta-feira, 20. O texto segue para a Assembléia Legislativa, onde, se aprovado, é encaminhado para sanção pelo Executivo estadual.

    Ao apresentar a proposta, o desembargador Jamil Gedeon, presidente do TJMA, fez uma exposição de motivos que o levaram a propor a recompensa ao juiz que exerce a função de diretor de Fórum. Disse que, via de regra, o diretor do Fórum não tem autonomia administrativa e financeira. Age por delegação do Tribunal, tem poderes restritos à sua comarca e, conseqüentemente, menos independência funcional.

    Informou que são múltiplas as atribuições administrativas de sua competência, dentre elas, fiscalizar os serviços administrativos, como a distribuição, acompanhar os gastos das verbas públicas, fixar normas para uso de telefones oficiais, conceder licenças a funcionários até 30 dias e outras tantas. O diretor do fórum exerce um papel social muito relevante. Seu engajamento na vida da cidade, suas iniciativas a favor do interesse público, seu exemplo, podem significar avanços sociais, justificou o presidente.

    Gedeon lembrou também que o Ministério Público Estadual já adotou essa prática. Portanto, como o diretor deve ser um administrador e um agente político, essa razão torna razoável a concessão a alguém que exerce essa atividade extraordinária uma gratificação, de natureza indenizatória, por dia de efetivo exercício, com intuito de compensar o acúmulo de funções.

    Vários desembargadores parabenizaram a presidência do TJMA pela iniciativa, assim como o presidente em exercício da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz José Brígido Lages, que também louvou a iniciativa e o reconhecimento àqueles que com muito esforço e dedicação cumprem tamanha responsabilidade.

    CÓDIGO - A aprovação acresce ao artigo 78 do Código de Divisão e Organização Judiciária do Estado do Maranhão (Lei nº 14 de 17/12/91) o inciso XI que institui a gratificação de direção de Fórum.

    Amanda Mouzinho

    Assessoria de Comunicação do TJMA

    asscom@tjma.jus.br

    (98) 2106 9023 / 9024

    • Publicações7622
    • Seguidores215
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações268
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-do-judiciario-cria-gratificacao-para-diretor-de-forum/2426601

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)