Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Segurado de DPVAT pode entrar direto na esfera judicial

    há 10 anos

    divulgação

    Uma decisão da 1ª Vara da Comarca de Viana julgou procedente o pedido de uma segurada que entrou na Justiça requerendo o seguro DPVAT, destinado a vítimas de acidentes de trânsito. No caso em questão, a parte ré, a Seguradora Líder, que administra o Seguro DPVAT, alegava que a autora não fez o pedido inicialmente na esfera administrativa, para depois ingressar com ação judicial.

    Na defesa, a Líder suscitou que a parte autora demonstrou falta de interesse de agir, visto que não fora instaurado prévio processo administrativo para requerimento do seguro. Ao analisar o caso, a juíza Anelise Nogueira Reginato, titular de Olinda Nova do Maranhão e respondendo pela 1ª Vara de Viana, não acolheu a contestação da parte ré, ressaltando que a ação judicial independe de ingresso prévio na esfera administrativa.

    Para a magistrada, esse argumento se demonstra insubsistente frente ao princípio do direito de ação, garantido na Constituição Federal. Também conhecido como princípio de acesso à Justiça, este surge como síntese de todos os princípios e garantias do processo, tanto no âmbito constitucional quanto no infraconstitucional, tamanha a sua importância no atual sistema processual, destaca a sentença.

    E continua: Negar o efetivo ingresso ao judiciário condicionando-o a prévio procedimento administrativo que não previsto em lei é negar a realização do direito material, impedindo a utilização dos meios processuais na solução dos conflitos e da plena concretização da atividade jurisdicional.

    A juíza finaliza a sentença condenando a seguradora a pagar a quantia de R$ 9.450,00 (nove mil, quatrocentos e cinquenta reais) à parte autora, reconhecendo o direito ao seguro DPVAT.

    Michael Mesquita

    Assessoria de Comunicação

    Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão asscom_cgj@tjma.jus.br www.facebook.com/cgjma

    (98) 3198-4636/ 3198-4624

    Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, curta nossa página no Facebook.

    • Publicações7622
    • Seguidores215
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1057
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/segurado-de-dpvat-pode-entrar-direto-na-esfera-judicial/138758654

    Informações relacionadas

    Correção FGTS, Estudante
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Petição inicial para cobrança de seguro DPVAT

    Impugnação - TJMS - Ação Seguro - Cumprimento de Sentença - contra Banco Bradesco

    Thalita Ribeiro, Advogado
    Modeloshá 11 meses

    Peça Dpvat

    Humberto Júnior, Advogado
    Modeloshá 3 meses

    Cobrança de Seguro DPVA

    Petição Inicial - TRF01 - Ação de Cobrança de Seguro Obrigatório- Dpvat por Morte - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Caixa Economica Federal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)