Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Audiência pública em Timon debate sobre situação de menores infratores

    há 10 anos

    Audiência pública em Timon

    Uma audiência pública foi realizada nesta quinta-feira (3) na em Timon, com o objetivo de discutir a questão dos menores infratores. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, foi uma iniciativa dos juízes da comarca, e foi motivado por causa da inexistência de unidades de internação. Por causa disso, o adolescente que tenha cometido ato infracional tem que cumprir medida socioeducativa em São Luís, distante da sua família. Os magistrados Simeão Pereira e Silva (titular da 4ª Vara Cível) e Rogério Monteles da Costa (titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Timon e Diretor do Fórum) participaram da audiência.

    A Delegada Titular da Delegacia do Menor Infrator de Timon, Idelzuíte Matos, falou que não há um tratamento adequado para a medida sócio-educativa do adolescente infrator. Daí a necessidade de construção de uma unidade de internação para o adolescente infrator em Timon. Essa questão deve ser pensada também no âmbito da prevenção e nesse caso as escolas representam papel fundamental, pois devem envolver os alunos e acolher, disse ela na audiência, concluindo que o menor infrator de hoje será o interno do Centro de Ressocialização Jorge Vieira (Presídio de Timon), amanhã, e citou o exemplo de que atualmente adultos passaram a utilizar menores para roubos de moto e para venda de droga.

    O juiz Simeão Pereira e Silva, que é titular da 4ª Vara de Timon, unidade que tem atribuição para Infância e Juventude, fez uma apresentação da situação dos menores, informando que após a interdição da DAI (Delegacia do Adolescente Infrator de Timon), em outubro de 2013, não há mais lugar para o adolescente infrator ficar em Timon até ser transferido para São Luís. O adolescente tem o direito de cumprir a medida sócio-educativa na sua comunidade, próximo da sua família. Em algumas oportunidades a vizinha cidade de Teresina, Piauí, chegou a acolher menores infratores daqui de Timon.

    De acordo com o promotor da Infância e Juventude de Timon, Eduardo Borges, a lei deve espelhar o desejo de uma sociedade e o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente - é uma legislação das mais avançadas. Mas está faltando materializar ações e políticas públicas previstas ECA. Timon é uma cidade muito grande, mas é tratada como interior e que no vazio do Estado a sociedade prega a eliminação (segregação do menor infrator).

    De acordo com o promotor, o cenário de vagas para adolescente infrator no Maranhão está em torno de 30 (trinta) vagas na FUNAC e 12 (doze) vagas no Alto da Esperança - em vias de ser interditado. Ele destacou que há uma sentença proferida em Ação Civil Pública, com trânsito em julgado, obrigado o Estado a regionalizar o cumprimento de medida sócio-educativa e Timon estaria contemplado. Também falaram na audiência: representantes do CREAS, o Pastor Evaldo, da Assembléia de Deus, os vereadores Jair (PSB), Raimundo Novaterra (PDT), Dr. Torquato (PR), o Presidente da Câmara de Vereadores Chagas Cigarreiro (PSB) e ainda líderes comunitários.

    Ao final da audiência, ficou decidido que será formada uma comissão composta por vereadores, representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Civil para seguir até São Luís para sensibilizar o chefe do Poder Executivo sobre a necessidade da construção de uma unidade de internação para menores infratores em Timon.

    Assessoria de Comunicação

    Corregedoria Geral da Justiça

    Michael Mesquita

    asscom_cgj@tjma.jus.br

    (98) 3198-4624 // 3198-4636

    Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

    • Publicações7622
    • Seguidores215
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações114
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-publica-em-timon-debate-sobre-situacao-de-menores-infratores/114970008

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)