Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJMA capacita profissionais em gestão de documentos eletrônicos

    há 11 anos

    Arquivistas, bibliotecários e outros profissionais envolvidos com a gestão de informações armazenadas em meio digital participam até esta quarta-feira (18), no auditório do Tribunal de Justiça (TJMA), do Curso de Gestão de Documentos Eletrônicos na Administração Pública, ministrado pelo doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), Vanderlei Batista dos Santos.

    O curso, com duração de 18 horas, aborda problemas relacionados à produção, ao tratamento, à recuperação e à eliminação ou preservação permanente dos documentos criados e mantidos exclusivamente em computadores.

    Estão sendo enfocadas práticas atualmente em uso, expectativas futuras e aspectos a serem considerados para que os procedimentos de gestão de documentos eletrônicos usados pelas instituições públicas estejam em conformidade com a legislação nacional.

    Os participantes vão aprender a identificar e diferenciar documento eletrônico, documento digital e documento arquivístico; analisar o ciclo documental tradicional frente aos documentos eletrônicos e digitais; a legislação geral e arquivística pertinente; as técnicas específicas para acesso e preservação de documentos arquivísticos eletrônicos, de acordo com as fases corrente, intermediária e permanente.

    Vanderlei Santos esteve reunido com o desembargador Lourival Serejo, presidente da Comissão de Gestão Documental do TJMA, e com a coordenadora da biblioteca do TJMA, Cíntia Andrade, para falar sobre o curso, último passo para a implantação do projeto de gestão no TJMA, que segundo o especialista exigirá uma mudança de hábito entre os gestores da informação.

    O documento eletrônico, em toda instituição, ainda é entendido como propriedade pessoal. Temos de começar a disponibilizar o documento em uma rede pública, onde todos os setores tenham acesso explica o doutor.

    Segundo o instrutor, a gestão de documentos digitais na administração pública existe desde a década de 80 no Brasil, mas ainda é recente em nível institucional, tendo em vista que menos de 30% das instituições implantaram projetos com essa finalidade.

    O curso será destinado aos servidores da Biblioteca e Arquivo do Tribunal, Corregedoria, Esmam e Fórum. Também terá a participação de servidores da Diretoria de Informática.

    Helena Barbosa

    Assessoria de Comunicação do TJMA asscom@tjma.jus.br

    3198-4370

    Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

    • Publicações7622
    • Seguidores215
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações82
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjma-capacita-profissionais-em-gestao-de-documentos-eletronicos/100684288

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)