Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    1º Juizado Especial Criminal segue agenda de reuniões com instituições

    há 12 anos

    O 1º Juizado Especial Criminal está realizando a cada sexta-feira encontros com instituições cadastradas e beneficiárias de suas doações. Durante a reunião, a equipe do juizado explicou a dinâmica das doações e destacou a importância do diálogo e da parceria com as entidades.

    Participaram da reunião mais recente, além de representantes de 11 instituições, o juiz titular Lucas da Costa Ribeiro Neto, a promotora Maria da Glória Mafra, a secretária Aída Canavieira Fonseca, a psicóloga Klenia Nadja Marques e a assistente social Janaína Aguiar.

    O magistrado Lucas da Costa Ribeiro Neto destacou a importância do papel desempenhado pela justiça em relação às instituições. O juizado possui um trabalho especial, de promover ações voltadas para o desenvolvimento social do cidadão. É fundamental que a justiça esteja sempre próxima da comunidade, por meio dessas parcerias, enfatizou o juiz.

    Para Josélia Diniz, representante da instituição Creche Escola Comunitária Primavera, que atende 95 crianças na faixa etária de 01 a 5 anos, a ação realizada pelo juizado é extremamente importante. Fico muito feliz em perceber que a justiça se preocupa com as comunidades. Nem sei o que seria da nossa creche sem a ajuda do juizado. Já temos essa parceria há mais de 10 anos e, isso, nos motiva todos os dias a seguir em frente, destacou a coordenadora da creche.

    Estão previstas, ainda para este semestre, a realização de mais 07 reuniões com entidades beneficiárias, para fins de recadastramento, durante as manhãs das sextas-feiras.

    O cadastramento das instituições - Para receber as doações - cestas básicas e cadeiras de rodas - provenientes de transações penais realizadas no juizado, as instituições devem preencher dois pré-requisitos: possuir um projeto de ação social contínua e atender à comunidade.

    Para se cadastrar, a instituição deve encaminhar um ofício ao juizado para ser incluída no cadastro de entidades da unidade jurisdicional. Juntamente com o ofício, o representante deverá anexar os seguintes documentos: a ata da diretoria da instituição, o CNPJ, comprovante de endereço da entidade, documentos pessoais do presidente (RG e CPF) e telefones para contato.

    Após a verificação dos documentos pelo magistrado Lucas da Costa Ribeiro Neto, a equipe psicossocial do juizado irá analisar a situação da entidade, para incluí-la ou não no cadastro, realizado pela equipe do 1º JEC, durante todo o ano. Uma vez inserida e atendendo sempre as exigências, a entidade será permanentemente beneficiada.

    Juizados Especiais

    De acordo com a Lei nº 9.099/95, que instituiu os Juizados Especiais Cíveis e Criminais, ambos são responsáveis em julgar infrações penais de menor potencial ofensivo, as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima não superior a 1 ano, excetuados os casos especiais previstos em lei.

    Portanto, compete ao Juizado Especial Criminal a conciliação, o julgamento e a execução das infrações penais de menor potencial ofensivo, como a falta de habilitação para dirigir veículo, direção perigosa em via pública, perturbação do trabalho ou do sossego alheios, embriaguez e muitos outros casos.

    *Para mais informações sobre o cadastramento de instituições, entrar em contato com a equipe do 1º Juizado Especial Criminal (JEC), instalado no 3º andar do anexo do Fórum do Calhau, pelo fone: 3194-5618.

    Amanda Campos

    Priscilla Costa

    Ascom Fórum do Calhau

    3194-5650

    • Publicações7622
    • Seguidores215
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações62
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/1-juizado-especial-criminal-segue-agenda-de-reunioes-com-instituicoes/100040455

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)