Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ incentiva a reinclusão social de presos e recebe elogios do CNJ

    há 15 anos

    A realização de um Mutirão Carcerário no Estado, em parceria com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), e a integração a um convênio de cooperação técnica foram medidas adotadas pelo Poder Judiciário para incentivar a revisão de penas e a reinclusão social de presos em 2008, primeiro ano da gestão do desembargador Raimundo Freire Cutrim na presidência do Tribunal de Justiça.

    O TJ-MA foi o segundo do Brasil a promover o mutirão. Na primeira fase, de 21 de outubro a 12 de novembro, foram apreciados 1.345 processos. Deste total, 678 foram imediatamente deferidos, gerando algum tipo de benefício aos presos.

    Os desembargadores José Joaquim Figueiredo dos Anjos (presidente), Paulo Velten e Lourival Serejo integram a Comissão de Assessoria de Assuntos Penitenciários e Execução Penal do TJ.

    De acordo com o presidente da comissão, foram concedidos 108 alvarás para presos provisórios; 58 de cumprimento de pena; 116 livramentos condicionais, 79 progressões do regime semi-aberto para o aberto; 218 do fechado para o semi-aberto; um trabalho extra-muro; três transferências para outras unidades prisionais e 95 outros benefícios.

    Além destes, outros 356 processos foram convertidos em diligências e também já começaram a render benefícios.

    O mutirão continua como trabalho corriqueiro de uma comissão que tem o juiz auxiliar da Corregedoria José Jorge Figueiredo dos Anjos como responsável pela análise dos processos dos presos provisórios do interior, e o juiz da 2ª Vara Criminal da capital, Ronaldo Maciel, como o responsável pelos presos provisórios da capital.

    As iniciativas do Tribunal e da Corregedoria Geral de Justiça foram elogiadas por diversos segmentos da sociedade e pelo presidente da Comissão Provisória de Acompanhamento do Sistema Prisional do CNJ, juiz federal Jorge Antônio Maurique, que destacou a forma como o TJ se empenhou para que o mutirão obtivesse êxito.

    Entusiasmados, dirigentes do Conselho decidiram estender as atividades do mutirão no estado para além do período inicialmente previsto, de 21 a 24 de outubro.

    O mutirão foi precedido por reuniões das instituições envolvidas, a primeira delas no gabinete da presidência do TJ, no dia 23 de setembro. Em vários encontros, juízes da capital e do interior, representantes da OAB-MA, Ministério Público estadual e Defensoria Pública debateram propostas com magistrados que coordenaram o projeto no estado juntamente com o CNJ.

    Reinclusão social

    Antes do mutirão, em fevereiro o presidente do TJ já demonstrava preocupação com a situação carcerária, ao assinar convênio de cooperação técnica com dirigentes do Ministério Público estadual, OAB-MA, Defensoria Pública e Secretaria de Segurança Cidadã.

    As principais metas do acordo visavam o combate à superlotação carcerária e o estabelecimento de penas alternativas para os detentos, por meio de ações conjuntas para o programa Liberdade e Dignidade, implantado no ano passado pelo juiz Jamil Aguiar, da Vara de Execuções Criminais.

    Este ano, a VEC concedeu a liberdade temporária a 173 presos com bom comportamento. Nas cinco edições, o programa contemplou 269 detentos. Os beneficiados participam de cursos, palestras e podem trabalhar. Se não houver reincidência, o tempo fora da prisão pode ser prorrogado várias vezes.

    • Publicações7622
    • Seguidores215
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações199
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-incentiva-a-reinclusao-social-de-presos-e-recebe-elogios-do-cnj/514917

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)