Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal absolve prefeito denunciado por suposto crime de responsabilidade

    há 13 anos

    A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) julgou improcedente denúncia apresentada pelo Ministério Público e absolveu o prefeito de Davinópolis, Francisco Pereira Lima, acusado da suposta prática de crime de responsabilidade. O órgão ministerial alegou que o gestor enviou as contas referentes ao exercício de 2009 à Câmara de Vereadores somente mais de dois meses depois de tê-las apresentado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

    O entendimento do relator, desembargador Bernardo Rodrigues, foi de que as contas foram entregues dentro do prazo ao TCE, órgão responsável por emitir o parecer que deverá ser encaminhado ao Legislativo juntamente com a documentação. O relator considerou que a conduta atribuída ao prefeito foi atípica e citou o artigo 397, inciso III do Código de Processo Penal, segundo o qual o fato narrado evidentemente não constitui crime.

    A desembargadora Maria dos Remédios Buna, que na sessão passada havia pedido mais tempo para analisar os autos, concordou com os argumentos do relator. A votação pela improcedência foi por maioria, já que o desembargador Raimundo Nonato de Souza havia votado pelo recebimento da denúncia, conforme o parecer da Procuradoria Geral de Justiça.

    Ao oferecer a denúncia, o Ministério Público argumentou que as contas apresentadas pelo prefeito ao TCE foram de forma e conteúdo diferentes das disponibilizadas à Câmara de Vereadores, que as teria recebido com atraso. Alegou que o agente público incorreu em prática de falsidade ideológica.

    Em resposta, a defesa do prefeito disse que a prestação foi protocolizada em 5 de abril de 2010, de forma integral. Argumentou que a jurisprudência do TJMA adota entendimento da desnecessidade do envio simultâneo de prestação de contas ao Tribunal de Contas e ao legislativo municipal. Acrescenta que a prestação ainda encontra-se sob análise do TCE para emissão do parecer.

    Paulo Lafene

    Assessoria de Comunicação do TJMA

    asscom@tjma.jus.br

    (98) 2106-9023/9024

    • Publicações7622
    • Seguidores215
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-absolve-prefeito-denunciado-por-suposto-crime-de-responsabilidade/2553315

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)