Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Unificação de tabelas processuais será adotada na justiça de 2º grau

    há 14 anos

    O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) deve implantar ainda esse semestre, em toda Justiça de 2º grau, as novas tabelas processuais unificadas do Poder Judiciário, que padronizam classe, movimentação e assunto relativos a processos em tramitação na Justiça Estadual. Com a implantação das novas tabelas, processos idênticos em tribunais diferentes poderão ser identificados com facilidade, o que irá colaborar para agilizar os serviços judiciários e incrementar as estatísticas processuais.

    Nas comarcas, as tabelas já são utilizadas desde 2008, quando o Tribunal maranhense foi o primeiro do país a implantar o sistema. A medida está de acordo com a Resolução nº 12 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 14 de fevereiro de 2006, que definiu padrões de interoperabilidade a serem utilizados no Judiciário, dentre eles a padronização das tabelas básicas de classificação processual, movimentação e fases processuais, assuntos e partes.

    Desembargadores, diretores, coordenadores e assessores se reuniram na última segunda-feira (19), no auditório do TJ para apresentação e discussão do novo sistema, que substitui as tabelas existentes em cada Estado. Numa próxima etapa, os servidores serão treinados com aulas conceituais e práticas sobre a utilização das Tabelas Processuais Unificadas.

    INFORMAÇÕES - "A utilização das tabelas do CNJ proporciona um maior de detalhamento possível de conhecimento sobre as informações processuais, o que colabora para a implantação de políticas judiciárias e administrativas e para melhoria dos serviços prestados pela Justiça aos cidadãos, ressalta o presidente do TJ, Jamil Gedeon.

    O juiz auxiliar da presidência, Raimundo Bógea, explica que a aplicação das tabelas padronizadas é benéfico ao permitir um trâmite processual único para o país. O Judiciário vai ter oportunidade de obter estatísticas com maior precisão sobre todo tipo de ação que tramita em seu aparelhamento, podendo identificar as maiores demandas para a Justiça, acrescenta.

    As Tabelas Processuais Unificadas são ferramentas destinadas a padronizar classes, assuntos e movimentação de processos, que passarão a ter uma identidade única desde o cadastramento inicial até a tramitação por várias instâncias, destaca Paulo Rocha, diretor de Informática do TJ.

    TABELAS - A padronização de terminologia vai promover o uso da informação em diversas situações. Para isso foram criadas três tabelas unificadas: tabela de assuntos processuais, utilizada para padronizar nacionalmente o cadastramento das matérias ou temas discutidos nos processos; tabela de classes processuais, usada na classificação do procedimento judicial ou administrativo adequado ao pedido e tabela de movimentação processual, para registro dos procedimentos e rotinas dos atos processuais que impulsionam o processo.

    Andréa Colins

    Tribunal de Justiça

    asscom@tjma.jus.br

    2106 9023 / 9024

    • Publicações7622
    • Seguidores215
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/unificacao-de-tabelas-processuais-sera-adotada-na-justica-de-2-grau/2159664

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)