Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Pagamento não computado em fatura gera indenização

há 10 anos

divulgação

Empresa que não computa o pagamento de fatura deve pagar indenização ao cliente: esse é o entendimento da juíza Marcelle Adriane Farias Silva, titular da 1ª Vara de da Comarca de Santa Luzia. Uma pessoa entrou com uma ação porque o cartão Bradescard/Banco Ibi deixou de computar o pagamento de uma fatura, realizando posteriormente diversas cobranças.

Depois de analisar os documentos e fatos apresentados, a magistrada se convenceu da procedência do pedido, pois a autora estaria recebendo cobranças de faturas já quitadas, conforme comprovantes anexados aos autos. A parte ré contestou o pedido afirmando que os juros e multas são devidos, alegando que a parte autora estaria atrasando o pagamento das faturas.

Após verificar os fatos e dos documentos apresentados pelas partes, observo que é uma questão a ser analisada sob a ótica do direito do consumidor e, portanto, há que se observar, havendo verossimilhança nas alegações da parte autora, aplica-se a inversão do ônus da prova, prevista no artigo do Código de Defesa do Consumidor, tendo o fornecedor a obrigação de desconstituir os fatos apresentados, destaca a juíza na sentença.

E continua: Com segurança, concluo que as cobranças são indevidas, a considerar que houve o pagamento da fatura do mês de maio de 20143, valor esse que não foi abatido nas faturas seguintes. O certo é que sua obrigação foi cumprida, e a responsabilidade do réu pela deficiência na prestação do serviço prometido independe da culpa. Evidenciada a falha da parte ré na prestação do serviço, imperiosa é sua condenação para reparar o dano moral sofrido pelo consumidor lesado.

A decisão informa que, acerca da prova do dano moral, cumpre anotar que, devido à sua natureza peculiar, o seu reconhecimento não deve ser submetido às mesmas regras da prova do dano material. Reconhecido o dano moral, o próximo passo é fixar o valor para a sua devida reparação, para o que deve ser levada em conta a motivação, as conseqüências e a extensão, sem descuidar do caráter didático e pedagógico, ressalta.

Ao declarar a cobrança inexigível, a juíza condenou o Bradesco ao pagamento da quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais) em favor do reclamante, a título de danos morais pela cobrança efetuada de forma indevida, finaliza a sentença.

Michael Mesquita

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão asscom_cgj@tjma.jus.br www.facebook.com/cgjma

(98) 3198-4636/ 3198-4624

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, curta nossa página no Facebook.

  • Publicações7622
  • Seguidores215
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações426
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pagamento-nao-computado-em-fatura-gera-indenizacao/136452056

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)