Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Curso de memorização e concentração desperta interesse de servidores do Judiciário

    há 10 anos

    O recordista de memória, Renato Alves, treina os servidores para ampliar a concentração

    Mais 150 servidores do Poder Judiciário foram capacitados para usar técnicas que potencializam o foco, a concentração e a memória. O método é apresentado pelo recordista nacional de memória, Renato Alves Nunes, que ministrou o curso Aprendizagem Acelerada, Memorização, Foco e Concentração, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), no auditório do TJMA.

    A secretária-geral da Escola Superior da Magistratura, Maria Nery Paiva, destacou que o curso de Memorização é o mais procurado pelos servidores nos últimos anos. A capacitação faz parte de um cronograma organizado pela ESMAM e atende ao planejamento estratégico da escola, com vistas a capacitar servidores e magistrados nas mais variadas áreas - desde segurança do trabalho, recursos humanos, redação oficial e outros - contribuindo para a motivação e formação pessoal e profissional de todos.

    A demanda foi tão grande, que convidamos o palestrante Renato Alves para vir a São Luís pela terceira vez para ministrar mais uma edição do treinamento. Ficamos felizes ao perceber que os servidores estão cada vez mais motivados a participar dos cursos e a investir em suas carreiras, ressaltou a secretária.

    ANSIEDADE - Durante o curso, os participantes desenvolveram exercícios para memorizar informações, números e perfis de pessoas, contribuindo para evitar esquecimentos, reduzir a ansiedade e otimizar o trabalho e os estudos.

    De acordo com o palestrante, uma pessoa concentrada reduz em até 73% o tempo para execução de uma tarefa. Para ele, escrever é o melhor exercício para memorizar as informações; em seguida, a leitura, a explicação do que foi lido e a revisão do texto.

    A memória humana é inesgotável em sua capacidade. No entanto, para aumentarmos nosso poder de memorização, só precisamos exercitá-la diariamente, por meio de técnicas, que estão à disposição de todos, pontuou o mnemonista.

    O especialista em memória destacou, também, que os estados emocionais influenciam pensamentos e geram comportamentos causadores de distração e esquecimento, responsáveis por elevar o índice de retrabalho e os níveis de estresse.

    Nossos pensamentos, escolhas e estados emocionais são determinantes para o nosso comportamento, ora bloqueando ou liberando as nossas memórias. Somos produtos do que pensamos. Por isso, jamais devemos agir, falar ou pensar de forma negativa, afirmou Renato Alves.

    Renato Alves explicou aos participantes que, além das técnicas, existem mecanismos facilitadores da memória, tais como: a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, beber água frequentemente, trabalhar com prazer, dormir horas suficientes de sono, entre outras.

    PÚBLICO - A coordenadora de Contabilidade do TJMA, Célia Regina Pereira, afirmou que irá utilizar as técnicas repassadas para melhorar o desempenho das atividades profissionais e pessoais.

    Esse curso foi fundamental para mim, que trabalho com tantas informações e números. Já gostava de memorizar números e atividades diárias, mas agora com conhecimento dessas técnicas eficientes, tenho certeza de que irei aperfeiçoar minha memória e, consequentemente, meus resultados no trabalho e na minha vida pessoal. Nunca fui boa em memorizar nomes de pessoas. Espero desenvolver essa capacidade.

    RECORDISTA DE MEMÓRIA - Renato Alves Nunes é pesquisador cognitivo, autor de 6 livros, consultor e palestrante com 20 anos de experiência. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade de Marília (SP) e estudou Ciências Cognitivas e Filosofia da Mente pela UNESP. Ele é o primeiro brasileiro a obter o título de melhor memória do Brasil, pelo Rank Brasil - o livro dos recordes nacionais.

    Amanda Campos

    Assessoria de Comunicação do TJMA

    asscom@tjma.jus.br

    3198.4370

    • Publicações7622
    • Seguidores215
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações104
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/curso-de-memorizacao-e-concentracao-desperta-interesse-de-servidores-do-judiciario/136003562

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)