Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargador exalta a ética no projeto “Café com Palavra”

    há 10 anos

    Qual é o Poder Judiciário que temos hoje? Com esse questionamento, o desembargador Paulo Velten Pereira deu início a sua participação no projeto Café com Palavra, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação com o objetivo de refletir sobre os valores que permeiam a atividade jornalística e o comportamento humano.

    Numa exposição sobre ética e compromisso social dos jornalistas no exercício profissional, o desembargador fez menção a nomes consagrados da imprensa brasileira, incluindo Carlos Soria, Eugênio Bucci e Claudio Abramo, jornalista símbolo de transformações editoriais no século passado, que destacou a defesa da conservação de valores éticos.

    O questionamento inicial do magistrado serviu para avaliar tanto o protagonismo do Poder Judiciário no controle das leis e na garantia da cidadania, quanto o papel da imprensa na consolidação da democracia.

    De acordo com Paulo Velten, o ato de comunicar determinada decisão, e esclarecer com uma informação sólida, consistente e precisa tem um retorno positivo para o Poder Judiciário e aproxima a Justiça do cidadão. O que volta? Mudança de postura, resposta aos anseios da sociedade, assinalou.

    Para o magistrado, o jornalismo deve estar associado ao projeto democrático. O bom jornalismo não pode existir fora da democracia, enfatizou.

    Ele criticou condutas antiéticas como a dos que se deixam levar pelo instrumentalismo da profissão, sendo, muitas vezes, ferramentas de interesses escusos de grupos ou pessoas, e desprezam o engajamento com a verdade.

    Citando Eugênio Bucci, ele destacou os perigos que permeiam a profissão como consequência do monopólio dos meios de comunicação, da pressa inerente ao jornalismo, da briga acirrada e diária pela notícia exclusiva ou da guerra pela audiência.

    Para o jornalista que trabalha com os fatos diários, sem grande apuração, a ética tem a ver com a qualidade da informação que é trabalhada, ponderou.

    Os jornalistas da Assessoria de Comunicação foram também provocados pelo desembargador a abrir um debate com a sociedade sobre o papel do Judiciário.

    CAFÉ COM PALAVRA - O projeto Café com palavra acontece às segundas-feiras, antes do horário de expediente. Além de promover maior integração entre os profissionais da Assessoria de Comunicação, possibilita momentos de reflexão sobre temas cotidianos, envolvendo religião, fé, comunicação, entre outros.

    Em meio às atividades diárias, podemos ser surpreendidos por todo tipo de situação que ameaça nossa paz interior e compromete a nossa alegria e disposição. A experiência do Café com Palavra tem proporcionado mais sabedoria, segurança e serenidade na realização de nossas tarefas, afirma assessor-chefe de comunicação do TJMA, jornalista Antonio Carlos de Oliveira.

    Assessoria de Comunicação do TJMA

    ( asscom@tjma.jus.br)

    (98) 3198 4370

    Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

    • Publicações7622
    • Seguidores215
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargador-exalta-a-etica-no-projeto-cafe-com-palavra/135762889

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)