Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Servidores do TJMA aprendem sobre segurança no uso de elevadores

    há 10 anos

    60 servidores da área de segurança e funcionários terceirizados participaram do curso

    Noções de primeiros socorros, combate e prevenção de acidentes em elevadores foram apresentadas a 60 servidores da área de segurança e funcionários terceirizados do Poder Judiciário do Maranhão durante palestra realizada no auditório do Tribunal de Justiça, nesta terça-feira (29).

    Destinado a quem atua diariamente nos elevadores do prédio sede do TJMA, Fórum de São Luís, Corregedoria Geral da Justiça e Centro Administrativo, o curso foi ministrado pelo técnico Robson Oliveira Carvalho e Flavio Tavares da Silva, da empresa Thyssenkrupp e pelos cabos do Corpo de Bombeiros lotados no Tribunal, Jardel Aires e James Mendes.

    O coordenador de Apoio Administrativo do TJMA, Raimundo Nonato dos Santos, explica que o treinamento é necessário, pois de acordo com a norma técnica, o resgate é de competência não só do Corpo de Bombeiros e técnicos em elevadores, mas também de pessoas devidamente treinadas.

    O trabalho dos brigadistas é limitado ao resgate da pessoa. Procedimentos mecânicos do elevador são feitos somente por funcionários da empresa contratada. Nos casos emergenciais, a empresa que faz a manutenção é que tem a obrigação de chegar ao local em 30 minutos. Nesse intervalo entra o brigadista com os primeiros socorros, orientou Robson Carvalho.

    O técnico destacou alguns procedimentos a serem adotados no momento de uma emergência, ressaltando que o correto é ter no mínimo duas pessoas (uma para tranquilizar a pessoa que está presa e outra para fazer o procedimento de desligamento do elevador); verificar se a cabina está no andar ou entre os andares e se há um desnivelamento da cabina para poder resgatar.

    É importante ter o cuidado de não abrir a porta do elevador de uma só vez, para evitar que a pessoa saia com rapidez e tropece ou caia dentro do poço, alertou. Nesse caso, deve-se abrir a porta devagar e pedir para o passageiro se afastar até que seja aberta, e ver as condições gerais de quem está sendo resgatado, concluiu.

    De acordo com o coordenador, a Diretoria Administrativa deverá organizar uma nova edição da palestra para a próxima semana, a fim de contemplar outros servidores que se interessem pelo tema.

    Os participantes receberam certificados expedidos pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).

    Orquídea Santos

    Assessoria de Comunicação do TJMA

    asscom@tjma.jus.br

    Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

    • Publicações7622
    • Seguidores215
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidores-do-tjma-aprendem-sobre-seguranca-no-uso-de-elevadores/130005751

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)