Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Consumidor tem direito à assistência técnica de produto mesmo após prazo de garantia

há 10 anos

O fornecedor deverá responder pela vida útil do produto, em caso de vício oculto, mesmo depois do de vencido o prazo de garantia: esse é o entendimento da decisão proferida pelo juiz Rogério Monteles da Costa, titular do Juizado Especial Cível e Criminal de Timon. De acordo com a decisão, o problema estava oculto no aparelho de televisão e começou a aparecer após expirar a garantia. O consumidor alega que procurou a loja diversas vezes e não teve o problema solucionado.

A loja argumentou, durante sua defesa, que havia transcorrido o prazo de garantia legal, e também o prazo contratual para que o consumidor pudesse reclamar do problema. Esse argumento da defesa, no entanto, não deveria e não foi acolhido, pois foi aplicado ao caso o entendimento de que, em se tratando de vício oculto o fornecedor responde pelos vícios de qualidade e adequação do produto ao longo da vida útil do produto, destacou Monteles.

Para fundamentar a decisão, o magistrado citou uma decisão precedente nesse sentido, proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (Resp 984.106/SC, Rel. Ministro LUIS FELIPE SALOMAO, QUARTA TURMA, em 2012). Assim, considerando-se que a vida útil de um bem do tipo do que o autor adquiriu (TV LCD 42") é de 60 (sessenta) mil horas ou 7 (sete) anos e considerando-se ainda que o produto foi adquirido em 5/1/2011 este em uso constante deveria ter vida útil até 5/1/2018, ressalta a sentença.

A decisão assinada por Monteles concluiu, portanto, pela condenação do lojista a restituir ao consumidor o valor pago pela aquisição do produto, ou seja, R$ 1.698,00 (mil seiscentos e noventa e oito reais), na forma como prevê o art. 18 do Código de Defesa do Consumidor.

Caso o devedor não promova o pagamento voluntário no prazo de 15 (quinze) dias a contar do trânsito em julgado da presente sentença, o montante da condenação será, acrescido de multa no importe de 10% (dez por cento) do valor da condenação, destaca a sentença. As partes não recorreram da decisão e o processo encontra-se atualmente na fase de cumprimento de sentença.

Michael Mesquita

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça asscom_cgj@tjma.jus.br www.facebook.com/cgjma

(98) 3198-4636/ 3198-4624

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, curta nossa página no Facebook.

  • Publicações7622
  • Seguidores215
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações982
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/consumidor-tem-direito-a-assistencia-tecnica-de-produto-mesmo-apos-prazo-de-garantia/125574646

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito show esse site, não deixa a desejar em nehum sentido, estou muito feliz por poder fazer parte e assim poder adiantar muito a minha vida com as informações adquiridas com ele. continuar lendo

Cuidado. O povo esta começando a acordar. Espero que esteja completamente desperto no dia da eleição. Analise com seriedade o Brasil antes e após PT. Não se deixe influenciar por horário eleitoral "goela abaixo" , digo gratuito. continuar lendo

excelente continuar lendo

Gostei do artigo. continuar lendo

sabia decisão.E muito comum aparecerem defeitos posteriores à vigência da garantia atribuída pelo vendedor. continuar lendo