Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Certidões negativas do TJMA podem ser emitidas via internet

    há 10 anos

    São emitidas certidões negativas para fins eleitorais, de distribuição das ações penais e de improbidade administrativa

    A partir de agora as certidões negativas para fins eleitorais, de distribuição das ações penais e de improbidade administrativa no âmbito do 2º grau do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) poderão ser emitidas gratuitamente, via internet, por meio de link no Portal do Poder Judiciário ou através da opção Cidadão. As certidões de 1º grau continuam a ser emitidas pessoalmente, nas respectivas comarcas.

    A medida foi regulamentada pela Resolução nº 14/2014, assinada pela presidente do TJMA, desembargadora Cleonice Freire, visando aperfeiçoar e racionalizar o serviço, evitando o deslocamento de candidatos, cidadãos e advogados até São Luís para solicitação dos documentos.

    Anteriormente, as certidões eram emitidas de forma presencial, exigindo maior tempo e gerando filas, especialmente no período que antecede as eleições. Com o novo sistema, a certidão pode ser emitida de qualquer lugar, imediatamente, e em quantas vias forem necessárias, evitando problemas como perda e rasura do documento.

    O documento emitido eletronicamente apresenta informações sobre a existência ou não de ações penais e de improbidade administrativa em tramitação, sobrestadas ou suspensas no Tribunal de Justiça, considerando os dados fornecidos na consulta, que são de exclusiva responsabilidade do usuário.

    As informações como nome e CPF impressas na certidão são aquelas digitadas pelo usuário, que deve atentar para incorreções, explica a diretora Judiciária do TJMA, Denise Reis Batista.

    CERTIDAO POSITIVA Nos casos em que a pesquisa retornar informações positivas, indicando a existência de processos em andamento, o interessado deve comparecer à Diretoria Judiciária ou enviar pessoa de sua confiança munida de cópias dos documentos do solicitante, para recebimento da certidão.

    No primeiro momento o sistema não emitirá as certidões nos casos de ações cíveis e quando constarem processos em nome do solicitante, que deverá recebê-las pessoalmente, informa a diretora.

    A autenticidade das certidões poderá ser verificada na página do Tribunal de Justiça, mediante preenchimento do número documento, estando disponível pelo prazo de validade da certidão, que é de 30 dias, contados da data de sua liberação.

    Juliana Mendes

    Assessoria de Comunicação do TJMA Asscom@tjma.jus.br

    (98) 3198.4370

    Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

    • Publicações7622
    • Seguidores215
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47268
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/certidoes-negativas-do-tjma-podem-ser-emitidas-via-internet/125091425

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça do Paraná
    Notíciashá 9 anos

    TJPR disponibiliza emissão on-line de certidões cíveis e criminais

    Notíciashá 16 anos

    PF disponibiliza Certidão de Antecedentes Criminais na internet

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Jurisprudênciahá 6 anos

    Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - APELACAO: APL XXXXX-93.2015.8.09.0170

    Pensador Jurídico, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Termo de Confidencialidade

    Robert Nogueira Jr, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    Modelo de Petição de Juntada de Documentos

    4 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Certidão criminal TJMA continuar lendo

    estou tentando tirar uma certidão negativa de antecedentes criminal para reciclagem de curso de vigilante continuar lendo

    ESTOU tentando tirar uma certidão de ações civeis e não tô conseguindo continuar lendo

    Gostaria de solicitar 01 Certidão Criminal tjma continuar lendo