Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Enteada desmente estupro e padrasto condenado é absolvido

há 10 anos

O desembargador Joaquim Figueiredo foi o relator do processo (Foto:Ribamar Pinheiro)

Os desembargadores das Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) tornaram sem efeito a sentença de primeira instância que condenou Josimar Luz Feitosa a 21 anos e 8 meses de reclusão e o absolveram do crime de estupro. A decisão de julgar procedente a revisão criminal foi tomada em razão de a suposta vítima, enteada do condenado, ter revelado que acusou o padrasto a mando de sua mãe.

O desembargador Joaquim Figueiredo (relator) determinou, ainda, que seja expedido alvará de soltura em favor de Feitosa, se não estiver preso por outro motivo, e que cópias dos autos e do acórdão sejam remetidas ao Ministério Público estadual, para apuração de possível crime de denunciação caluniosa, em tese praticado pela mãe da então menor.

O antes acusado foi condenado na comarca de Carolina e preso em 15 de junho de 2011. A Defensoria Pública do Estado tomou conhecimento de que a suposta vítima teria afirmado a outras pessoas que o sentenciado não teria cometido o delito. O órgão de defesa localizou a adolescente, que admitiu, por meio de procedimento de justificação, ter mentido em juízo. Confessou que o padrasto nunca abusou dela nem tocou em suas partes íntimas.

O relator verificou a existência da declaração da suposta vítima, que consiste em prova nova, isentando o padrasto. Observou que a condenação foi exclusivamente baseada nas palavras dela e de sua mãe. Acrescentou que há depoimento de conselheira tutelar.

O desembargador considerou as declarações da suposta vítima, por meio de justificação judicial, como suficientes para desconstituir a sentença condenatória. Os demais membros do órgão colegiado acompanharam o relator, mesmo entendimento do parecer da Procuradoria Geral de Justiça.

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

  • Publicações7622
  • Seguidores215
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações493
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/enteada-desmente-estupro-e-padrasto-condenado-e-absolvido/123711762

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de Goiás
Notíciashá 13 anos

Padrasto é condenado por estuprar enteada de 12 anos

Willamys Gama, Advogado
Notíciashá 10 anos

STJ reforma decisão da Justiça paulista e condena padrasto que fazia sexo com enteada de 13 anos

Correio Forense
Notíciashá 10 anos

Enteada desmente estupro e padrasto condenado é absolvido

Âmbito Jurídico
Notíciashá 6 anos

Padrasto é condenado a mais de 30 anos por estupro de enteada e filha

Tribunal de Justiça de São Paulo
Notíciashá 9 anos

Homem é condenado a 18 anos de prisão por estupro de enteada

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

PARABÉNS à Defensoria Pública do Estado do Maranhão!
O órgão de defesa prestou com excelência o seu papel, que, além de não ter abandonado seu assistido, não permitiu (ainda que tardio) que o inocente continuasse a ser submetido a um ardil vingativo e escuso na denunciação caluniosa articulada pela mãe da menor.
Ressalta-se que não é raro um inocente ser acusado por fato criminoso inexistente, por simples vingança. Especialmente, nos caso de natureza sexual envolvendo crianças, onde pais e padrastos são vítimas do crime de denunciação caluniosa praticado pelas ex-esposas, ex-companheiras e até mesmo os pais das crianças, como forma de se vingar de um relacionamento frustrado, desfeito unilateralmente. Sempre deve ser considerada, nestes casos, a possibilidade de haver essa linha de defesa, pois contra o depoimento de uma criança sem que haja outras provas, inclusive testemunhal, pode ser difícil o denunciado inocente impugnar e escapar de uma condenação, uma vez que o juiz tende, em geral, a valorizar mais a palavra do menor supostamente abusado sexualmente, ainda que este tenha sido orientado a mentir, dadas as circunstâncias em que realmente são cometidos os abusos, ou seja, às escondidas, quando não existem testemunhas.
Enfim, a qualquer tempo a justiça deve prevalecer! continuar lendo