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25 de Abril de 2024
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    TJMA mantém suporte de informática no feriado

    há 10 anos

    O serviço garante a estabilidade e o acesso a sistemas e serviços informatizados do TJMA

    Para garantir a estabilidade e o acesso a sistemas e serviços informatizados às vezes prejudicados em função de chuvas ou falta de energia elétrica a Diretoria de Informática do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) mantém serviço de sobreaviso que atende, fora do expediente forense, às demandas urgentes no âmbito do Judiciário.

    O atendimento às demandas obedece escala de rodízio semanal com participação de servidores efetivos, por meio do telefone celular corporativo (98) 8880-4303. Nos dias úteis, o serviço funciona das 18 às 24 horas. Nos sábados, domingos e feriados, inclusive os de ponto facultativo, o período é das 8 às 24 horas.

    O diretor de Informática, Jorge Oliveira, ressalta que o suporte auxilia na estabilidade do sistema e garante que servidores, magistrados, advogados e outros usuários dos diversos sistemas possam acioná-los a qualquer tempo e de qualquer lugar, sem prejuízo no acesso às informações.

    O trabalho destina-se a casos que impossibilitem a utilização de sistemas e serviços de tecnologia da informação, cuja paralisação cause prejuízos ao funcionamento das unidades jurisdicionais ou impeça o acesso aos sistemas de informação essenciais, ressalta.

    O acionamento só deve ser feito quando houver ocorrência de interrupção do funcionamento dos seguintes sistemas e serviços: Themis SG Web, Portal do Judiciário, Jurisconsult, PROJUDI, Regesta, Correio eletrônico/WEB Mail, Digidoc, MentoRH, Sentinela, serviço de arquivos em rede, VEP/CNJ, Diário da Justiça Eletrônico, Processo Judicial Eletrônico (PJe), acesso à rede e à internet (Proxy, AD, DHCP e DNS).

    De acordo com o coordenador de Infraestrutura de Informática, Claudio Henrique Carneiro, são feitos, em média, de seis a oito chamados por mês. A demanda varia em função de problemas com o fornecimento de energia, chuvas, tempo instável, podendo até dobrar o número de chamados, explica.

    A medida atende à Resolução 26/2013, que regulamenta o serviço de sobreaviso na área de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Maranhão. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas no telefone: (98) 3198-4580 (Diretoria de Informática e Automação)

    Irma Helenn

    Assessoria de Comunicação do TJMA asscom@tjma.jus.br

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