Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Vara da Infância e da Juventude da capital divulga pauta das audiências concentradas

    há 10 anos

    A 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís divulgou a pauta das audiências concentradas, que serão realizadas em nove instituições. As audiências começam nesta quarta-feira, dia 19, na Casa da Criança Menino Jesus, que abriga 19 crianças. O encerramento das audiências está previsto para o dia 9 de abril, e serão presididas pela juíza Lívia Maria da Graça Costa Aguiar, que responde pela vara.

    As outras instituições que receberão as audiências são a Casa de Passagem, Casa Sonho de Criança, Casa da Família, Lar de José, Educandário Santo Antônio, Lar Calábria, Lar Pouso Obras Sociais, e Casa Luz e Vida. Nesses abrigos, as crianças em situação de risco ficam acolhidas provisoriamente por decisão da Justiça.

    A magistrada, ao editar a portaria determinando a realização das audiências e divulgando o cronograma de instituições que receberão essas audiências, levou em consideração o Provimento 32 do Conselho Nacional de Justiça, que trata das audiências concentradas para a verificação das situações das crianças e dos adolescentes em acolhimento institucional.

    Audiência Concentrada Nesse tipo de audiência atuam o juiz, o promotor e o defensor público, todos com competência para processar e julgar feitos da infância e da juventude, além da equipe interprofissional das varas da infância e dos abrigos que dão suporte ao trabalho dos operadores do Direito.

    Nas audiências concentradas três situações podem ocorrer: a) reinserção da criança e/ou adolescente na família de origem, caso cessada a situação de risco; b) manutenção do acolhimento, caso impossível a reinserção na família biológica ou extensa; c) destituição do poder familiar dos pais da criança.

    Na portaria, a juíza designa a realização das audiências concentradas nas instituições de acolhimento de São Luís, bem como determina a conclusão e listagem dos casos para a verificação local das situações das crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

    Sobre as audiências concentradas, a 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Luís já informou à Corregedoria Geral de Justiça, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, bem como às instituições de acolhimento.

    Abaixo, em Arquivos Publicados, a portaria na íntegra, com o cronograma de visita às instituições.

    Assessoria de Comunicação

    Corregedoria Geral da Justiça

    Michael Mesquita

    asscom_cgj@tjma.jus.br

    (98) 3198-4624 // 3198-4636

    Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

    • Publicações7622
    • Seguidores216
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações116
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vara-da-infancia-e-da-juventude-da-capital-divulga-pauta-das-audiencias-concentradas/114152893

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)