Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Audiências da Semana de Conciliação podem ser agendadas pela internet ou telefone

    há 11 anos

    No Maranhão, as audiências para a Semana de Conciliação poderão ser agendadas, com antecedência, por telefone ou pela internet. Qualquer cidadão, empresa ou instituição que tenha interesse em fazer acordo e solucionar conflitos gerados por ações judiciais deve solicitar a inclusão do seu processo na pauta de julgamento da Semana, que acontecerá de 2 a 6 de dezembro de 2013.

    A solicitação é feita com o preenchimento de formulário pelo sistema Attende, do Tribunal de Justiça (TJMA) e, ainda, pelo Telejudiciário (0800 707 1581) até 10 de novembro. É necessário informar todos os dados do processo e documentos de identificação.

    O Tribunal do Maranhão resolveu inovar na forma de inclusão dos processos em que as pessoas se interessam por conciliar. A iniciativa do CNJ é um março anual das ações do Conselho e dos tribunais para fortalecer a cultura do diálogo, diz presidente do TJMA, Antonio Guerreiro Júnior.

    A Semana Nacional de Conciliação é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e envolve todos os tribunais brasileiros, os quais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito. A medida faz parte da meta de reduzir o grande estoque de processos na justiça brasileira. Na edição de 2012, os acordos atingiram o montante a marca dos R$ 10.218.010,97.

    COMO FUNCIONA - Quando uma empresa ou órgão público está envolvido em muitos processos, normalmente, o tribunal faz uma audiência prévia para sensibilizar a empresa/órgão a trazer ao mutirão boas propostas de acordo.

    As conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes do processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores e/ou juízes.

    Assessoria de Comunicação do TJMA

    Irma Helenn

    ( asscom@tjma.jus.br)

    (98) 3198 4370

    Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

    • Publicações7622
    • Seguidores215
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencias-da-semana-de-conciliacao-podem-ser-agendadas-pela-internet-ou-telefone/100706132

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)