Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juízes discutem revisão contratual dos contratos bancários

    há 11 anos

    Tema sob constante análise judicial, especialmente em razão do aumento na oferta de crédito pelos bancos e financeiras para os mais diversos segmentos sociais, a revisão contratual de contratos bancários esteve no centro das discussões durante o primeiro encontro do Fórum de Debates, realizado nesta sexta-feira (17), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).

    A atividade envolveu os magistrados, que formaram grupos de trabalho para deliberar a construção de enunciados, afinando o entendimento jurídico sobre a matéria. A escola judicial irá agora reunir o que foi aprovado maioritariamente e formalizar os enunciados no acervo da ESMAM para servir de consulta permanente aos juízes.

    O desembargador Kleber Costa Carvalho, diretor em exercício da ESMAM, destacou o valor do aprendizado permanente para a aperfeiçoamento da atividade judicante. "Essas discussões trarão bastante proveito e serão refletidas na melhor prestação jurisdicional, pois o conhecimento adquirido é de vital interesse para o aperfeiçoamento da magistratura", defendeu o desembargador.

    O presidente da Associação de Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Gervásio Santos, pontuou a boa acolhida da escola judicial em promover capacitações de que necessitam os magistrados e o papel da AMMA em ser parceira, nessa prerrogativa de aprendizado constante, imposta ao exercício da magistratura.

    Para este primeiro encontro, o desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, do Tribunal de Justiça do Maranhão - doutorando e mestre em Direito Civil pela PUC-SP, especialista em Direito dos Contratos e Direito Empresarial, professor da Universidade Federal do Maranhão - analisou em conjunto com os juízes, os pontos polêmicos sobre a revisão contratual de contratos bancários, tema que já representa algo em torno de 20% de demandas judiciais nas Varas Cíveis.

    FÓRUM DE DEBATES - Promovido pela AMMA, em parceria com a ESMAM, o projeto é firmar esse espaço permanente de discussão entre os magistrados maranhenses sobre temas controversos da prática judicial.

    Comunicação ESMAM

    (98) 3235-3231 - ramal 220

    • Publicações7622
    • Seguidores215
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juizes-discutem-revisao-contratual-dos-contratos-bancarios/100522421

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)